Imagine que você só pode escolher uma porta

Tânia Braga Guimarães
2 min readJan 12, 2021

Imagine que você só pode escolher uma porta e seguir em frente.

E avançar sem olhar para trás.

Imagine que as postar representam MUITAS possibilidades.

A vida é um pouco assim…

Passamos muito tempo preocupados em escolher a porta certa. A porta que trará apenas felicidade e nenhum sofrimento. A porta abençoada. A porta da felicidade, no Silvio Santos, que nos enchia de esperanças de que houvesse alguém respondendo ao pedido atrás da porta. A porta dos desesperados, com Sérgio Malandro, com prêmio ou gorila correndo atrás de você. Hilária por sinal.

Aquela brincadeira de estar de olhos fechados e brincar de topar trocar algo por outra coisa, às vezes de maior valor, às vezes de menor valor. Quantas vezes terminar as brincadeiras de mãos vazias…

Na vida, nos falta segurança de escolher entre as portas paralelas, esquecendo-nos que importam mesmo as portas subsequentes. Importa o que vem ao dar um passo. Importa o que encontramos adentro. Importa a caminhada. Importa o que foi visto e compartilhado na trajetória.

O que raramente nos falam é que existem infinitas portas. Infinitas possibilidades. Que não existe porta certa e porta errada. Cada uma proporciona uma experiência e é a experiência que importa.

Lembro de uma professora comentando no primeiro ano de nosso curso de Letras. Por alguma razão, ela filosofava sobre a vida e relacionamentos e ela disse que não havia isso de destino. Algo preestabelecido. Que uma experiência seria casar com José e outra, totalmente diferente, casar com João.

Concordo.

Escolher uma pessoa para passar a vida, uma casa, um carro, animais ou não, tudo isso vai trazendo experiências totalmente diferentes.

O problema é somos viciados em categorizar.

Casei com João e divorciei. Que infeliz!

Casei com José e estamos juntos ainda. Que feliz!

Casei com fulano e compartilhamos a mesma casa mas não temos mais nada. Fail!

Experiências!!!

Poucas vezes nos lembram, a nós viajores, que a estrada está sempre certa.

Siga em frente porque nenhuma porta está errada.

Você veio aqui experimentar.

Experimente.

Tânia Braga

Maringá

12/01/2020

--

--

Tânia Braga Guimarães

Consciousness Facilitator. Phd in Languages Studies. Buddhist inside. Crazy outside. Dreamer. Can call me Taniá. Facilitadora de Consciência.