O conforto da vítima

Tânia Braga Guimarães
3 min readFeb 26, 2021

O conforto da vítima

Então, quem diria!? As notícias do BBB2021 rendem um prato cheio para tudo aquilo que falamos no Universo holístico diariamente!

Deparei-me com a notícia e dei risada…

Agora, Projota e Pohca estão no famoso MIMIMI, alegando que foram VÍTIMAS da MANIPULAÇÃO da Karol Conká. Kkk Que bom ter uma vilã óbvia para poder levantar a bandeira da isenção e da inocência, não é mesmo?

Se isto for verdade, teríamos então uma autenticidade maligna na Karol e uma inocência dos outros dois participantes. Teríamos duas pessoas sem opiniões próprias que são conduzidas pelos sussuros alheios. Verdadeiros manionetes. Mas só é manionete quem dispensou o cérebro!

Nesta hora que a gente vê como O PAPEL de VÍTIMA é muito confortável. É aquela criança que existiu em nós nas primeiras travessuras infantis… Apontávamos o dedo e dizíamos: foi ele 👉. Naquele momento a gente queria escapar da punição materna/paterna. Veja só… É uma fase totalmente egoísta em que você anseia tanto salvar o seu couro, que você não pensa se o teu irmão, irmã, amiguinho, priminho (a) vai apanhar ou não. O que importa é a fuga.

Não podemos condenar a atitude. Até animais fazem isso! Quantas vezes um cachorro acusa o outro de ter feito arte pela casa, quando sua dona grava vídeos perguntando qual deles fez a sujeira!? São vídeos engraçadíssimos. Até os animais têm o instinto de se defender jogando a culpa no outro!!! Animais cagoetam.

Na infância e no mundo animal estas coisas são engraçadas. Mas, agora, estamos falando de adultos. ADULTOS. A Karol foi uma pessoa que externalizou a energia de competição e dominação que havia em todos ali. Lembremos da lei da atração: igual com igual e as energias perpassam por todos.

Para eles, este lamento de vítimas ludibriadas é muito confortável neste momento… Ajuda a resgatar uma possível máscara (máscara social) de pessoas bacanas. Pode ser que eles sejam de fato, mas ali, dentro da casa, eles não mostraram esta face. Eles foram da turma de canceladores. Estavam por cima da carne seca. Os que não cancelavam, eram indiferentes.

Este jogo está engraçado, porque as dinâmicas comportamentais são as mesmas que a gente vê no cotidiano.

Uma mãe reclama comigo que seu filho está agitadíssimo. Mas eu já vi este comportamento várias vezes nesta mãe. Meu filho isso. Minha filha aquilo. Meu namorado aquele outro. O jogo do aponta o dedo é antigo e as leis mentais são infalíveis.

Mas, quando estamos buscando consciência com C maiúsculo, nós observamos onde, dentro de nós mesmos, estamos emitindo os sinais. Porque, sim, o mundo é projeção do nosso exterior.

Seria mais legal eles reconhecerem que estavam numa vibe super competitiva e excludente do que simplesmente colocarem a responsabilidade de todas as suas ações nas costas de outra pessoa, que nem está mais ali para se defender.

As nossa vida só sai dos automatismos quando aceitamos nossa luz e nossa sombra. Não podemos apagar as sombras dentro de nós. Podemos entendê-las e dominá-las.

Karol manipulava sim. Fazia o jogo. Todos fazem. Mas ela não é 100% responsável pela casa. Ela é 100% responsável apenas por si. Os outros devem fazer a tarefa de casa, rever suas posições, pois a linha do mau caráter é muito tênue.

Ela saiu e pediu desculpas ao Brasil. Capaz que eles saiam e digam: não fui eu.

Complicado.

O que Projota e Pohca estão fazendo neste momento é mais comum do que pensamos. Mas é apenas na autorresponsabilidade que somos livres para escrever novas histórias.

O resto é repetição.

Tânia Braga

--

--

Tânia Braga Guimarães

Consciousness Facilitator. Phd in Languages Studies. Buddhist inside. Crazy outside. Dreamer. Can call me Taniá. Facilitadora de Consciência.