O Fenômeno Juliette!

Tânia Braga Guimarães
2 min readApr 15, 2021

Eu torço pela Juliette.

Eu torço pra que ela ganhe o prêmio de um milhão e meio e o carro.

Eu torço pra que a conta dela no Instagram chegue a 30 milhões, ou mais, antes do término do programa.

Eu torço pra que ela ganhe 3 milhões mensais no Instagram, que é a possibilidade de se ter uma conta com esta quantidade de seguidores.

Eu torço pra que ela seja internacional. Irmã do Cristiano Ronaldo está acompanhando. Thalia está acompanhando. Muitos famosos estão acompanhando.

Para mim, Juliette é sinônimo do Brasil aconchego. É sinônimo das belezas da nossa pátria. É sinônimo de alegria.

Quando morei fora do país por um ano, era muito bom voltar ao Brasil. Português no aeroporto. Coxinha e pão de queijo na estufa. Sentimento de casa.

Juliette me lembra o Brasil que conheci um dia. O Brasil da minha adolescência. O Brasil de quando morei no nordeste e aprendi que os nordestinos fazem amizades instantâneas.

Juliette é puro acolhimento. É a flor no meio do deserto. O perfil oficial dela usa o cacto, o milho e o chapéu sertanejo de couro como símbolos. Mas a bichinha de cacto não tem nada. O cacto é apenas parte da geografia do estado. Metaforicamente, cactos foram os outros participantes. Bullying profundo. Praticamente xenofobia. Tudo na Juliette irritava os outros participantes. Ela era, na opinião de alguns, deselegante e irritante.

Comecei a assistir o programa por conta da desproporção de tratamento em cima de Lucas. E, por buscar entender o que havia acontecido, acabei ficando pra ver mais. Juliette seria com certeza o próximo alvo. Muitas vezes escolhida para paredão e outras implicâncias. Muito além do jogo, muita ranhetice. Juliette secava as lágrimas e recomeçava todos os dias.

Juliette nos ensinou que não importa quantas placas de adjetivos negativos ou dúbios possam colocar em nosso pescoço. Para ganhar no Big Brother, e na vida, você não pode em hipótese alguma esquecer quem você é… E que os apelidos, nomes, qualificativos que te impingirem nem de longe são você.

Foco e resiliência. Poucos te acolheram na casa. Mas você sabia que pertencia à casa e ao programa independente da aprovação de qualquer um. Não havia a necessidade de pedir licença a ninguém.

Juliette provavelmente vai ser a nova namoradinha do Brasil.

Até porque, Juliette é surreal.

Gratidão garota.

Me inspirou demais.

Tânia Braga

--

--

Tânia Braga Guimarães

Consciousness Facilitator. Phd in Languages Studies. Buddhist inside. Crazy outside. Dreamer. Can call me Taniá. Facilitadora de Consciência.